A Universidade de Líderes é uma Cooperativa "Educacional", fundada em 20 de julho de 1999, em Soledade-RS, quando 1.050 jovens se reuniram para manifestar a necessidade de criar uma instituição que proporcionasse cursos de qualificação para liderança. A partir de então, iniciou-se a busca da viabilidade desta idéia, que acabou virando realidade.
   O primeiro curso piloto foi realizado em 1999, totalizando 80 horas, em 3 módulos, no município de Tapera-RS, para 120 jovens oriundos de 28 municípios. Outra ação pioneira foi a criação de uma Oficina de Líderes (10 horas), no mesmo ano, também promovida no município de Tapera-RS para jovens. No ano 2000, a Cooplíder realizou mais dois cursos de 150 horas na cidades de Porto Alegre e Tapejara-RS, onde participaram 200 jovens oriundos de 65 municípios gaúchos. Em 2001, a Cooplíder ministrou cursos de 150 horas nos municípios de Passo Fundo-RS, Soledade-RS e Ronda Alta-RS, beneficiando mais de 500 jovens oriundos de mais de 90 municípios gaúchos. Em 2002, a Universidade de líderes realizou mais 3 cursos, nos municípios de Soledade, Passo Fundo e Sarandi, totalizando mais de 300 jovens.
   Em 2003, a Cooplíder ministrou cursos de 150 horas nos municípios de Santa Cruz do Sul-RS, Passo Fundo (duas vezes), atendendo 220 alunos.
   Em 2004, foram realizados cursos de 150 horas nos municípios de Passo Fundo, Agudo, Nova Bassano e Ilópolis, totalizando mais de 600 alunos.
   No ano de 2005, uma nova metodologia foi aplicada às turmas. Cada curso teve duração de um final de semana, atingindo os municípios de Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Nova Bassano, Ronda Alta, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, São João do Polesine e Torres, totalizando 600 alunos. As lideranças formadas no primeiro módulo devem freqüentar uma segunda etapa de aprofundamento e qualificação específica.
   No ano de 2006, outros quatro municípios foram contemplados com os cursos: Espumoso, Ibirubá, Imigrante e Ronda Alta, com o curso avançado.
   No ano de 2007, São Borja, Segredo e Maquiné receberam a equipe da Universidade de Líderes para palestras de qualificação para liderança.
   Como resultado destas turmas, 2.567 jovens líderes foram descobertos e desenvolveram habilidades hoje manifestas em empreendimentos nos setores público e privado - novos vereadores, conselheiros tutelares, líderes sindicais, empresários e ONGS.
   Ao todo, 26 municípios gaúchos já criaram as ONGS Juventude Sem Fronteiras, que são organismos incentivados pela Cooplider para defender o cooperativismo, a cidadania e o meio ambiente. Atualmente, mais de 20 já estão em pleno funcionamento no Rio Grande do Sul, se constituindo no principal instrumento de ação social da Cooplíder.

 
 
   Capacitar jovens líderes para desenvolver a liderança através da educação, do treinamento, da negociação, da motivação, da formação de equipes e condução de estratégia da cooperação; capacitar as lideranças para que elas tenham maior competência nos pronunciamentos, debates, melhor uso dos veículos de comunicação e a desenvolverem seus canais internos de comunicação; reeducar e colocar valores morais e afetivos para que o jovem alcance seus objetivos, sonhe e busque o crescimento seu e o da sua comunidade; incentivar a criação de ONGs Juventude Sem Fronteiras com a finalidade de defender e fomentar o meio ambiente e a cidadania.
 
 
   Contribuir para o desenvolvimento e o aprimoramento das pessoas. Para alcançá-los, a Universidade de Líderes tem orientado a sua atuação em difundir conhecimentos holísticos; promover vivências; promoção de valores ecológicos e sociais; realização de estudos holísticos; prestação de serviços nos campos do desenvolvimento humano; implantar e manter uma base de informações em seu site, tendo em vista fornecer elementos para a adequada promoção da liderança.
 
 
   Criar e consolidar nos jovens consciência e postura de liderança ecologicamente corretas e proativas.
 
 
   É importante notar que o enunciado da missão da Universidade de Líderes Juventude Sem Fronteiras é o de criar e consolidar nos jovens consciência e postura de liderança ecologicamente corretas. Assim, sua missão é convergente com um dos mais importantes objetivos da maioria dos jovens brasileiros.
   A Universidade de Líderes, nesta sua fase inicial, é uma escola itinerante, com previsão de construir sua sede própria ainda no exercício 2005.
   Quanto às suas atividades educativas, basta dizer que 1.680 pessoas passaram pelos 17 cursos de liderança ministrados abrangendo 280 municípios gaúchos.
   Respondendo ao objetivo de ampliar os conhecimentos sobre os diferentes aspectos que envolvem a liderança, a Universidade de Líderes tem como produto principal a realização de Cursos de Formação de Líderes; Banco de Palestras nas mais diversas áreas, incentivo e assessoramento na criação de ONGs Juventude Sem Fronteiras.
 
 

   A grade curricular objetiva detectar e desenvolver líderes holísticos, isto é, homens e mulheres com visão e ação de totalidade. Daí, o HOLOSER, o Ser Total, conectado consigo, com os outros e com o Universo.
    As disciplinas ministradas em cursos teórico-vivenciais são:

- Liderança
- Criatividade
- Objetivos de Vida
- Cilclo da Vida
- A Linguagem do Inconsciente
- Comunicação
- Técnicas de Apresentação
- Comunicação Verbal
- Comunicação Não-Verbal
- Imperil
- Vivências Biocêntricas
- Intuição
- Educação Emocional
- A Dieta da Vida
- Radiestesia/Rabdomancia
- Musicoterapia
- Reiki
- Medicina Holística
- Desinibição
- Relações Interpessoais
- Administração de Conflitos.

 
 
   Ensino presencial; ensino à distância; atividades recursivas; vivências com aplicação de métodos práticos, recursos metafóricos; estudo de casos; exercícios individuais e em grupo; criação e desenvolvimento de trabalho das ONGs em articulação com comunidades.
 
 

   A equipe da Universidade de Líderes é qualificada e diversificada:

- Giovani Cherini (Coordenador): Tecnólogo em Cooperativismo pós-graduado em Economia Rural e Cooperativismo. Master Trainer em PNL; Namastê; Ontopsicologia; Educação Emocional; Reikiano; Criador do Holoser; Autor do livro Liderança Sem Fronteiras, Objetivos de Vida e outras obras no campo psico-social. Terapeuta Holístico.

- Luiz Roberto Dalpiaz Rech: Jornalista. Radiestesista; PNL; Reikiano; autor do livro Liderança Sem Fronteiras, Radiestesia - Sua casa está doente? e outras obras na área do marketing político e esoterismo. Terapeuta Holístico.

- Raimundo Paula Diniz: Sociólogo. Especialista em comunicação; PNL e Educação Emocional. Autor do livro Educação Emocional. Terapeuta Holístico.

- Eloir Severo: Psicóloga, Master em PNL, Educação Biocêntrica, Master Avatar pela Star’s Edege Internacional (Orlando-USA). Didata em Biodanza pela Internacional Biocentric Fundation de Londres.

- Mauro Rosso: Sociólogo. Parapsicologia; Regressão e hipnose. Autor do livro Auto-hipnose: desperte o seu gigante interior. Terapeuta Holístico.

- Dimas Reginatti: Graduado em história. Reikiano. Terapeuta Holístico.

- Vera Gabler: Jornalista. Terapeuta holística; PNL; Biodança.

- Lieverson Perin: Advogado. Músico. Autor do livro de Legislação Eleitoral. Terapeuta Holístico.

 
 

- Adriane Cerini: graduada em Relações Públicas. Coordenação de atividades.

- Alice Wiener: graduada em Letras. Editoração gráfica, apresentações, site.

- Luiz Antônio Fouchi De Leon: Advogado. Coordenação administrativa.

- Monica Carvalho: graduada em Jornalismo

 

UNIVERSIDADE DE LÍDERES - 2008 - CRÉDITOS